fbpx

XEROSTOMIA| boca seca

A xerostomia, ou boca seca, se caracteriza pela pouca ou nenhuma produção de saliva, causando desde uma baixa umidade bucal até dificuldades para falar e ingerir alimentos. Esse quadro tem diferentes causas, como uso de medicamentos que apresentam esse efeito colateral, estresse, diabetes, deficiência de vitaminas A e do complexo B, doenças autoimunes, alterações hormonais comuns na menopausa e gestação, hipotireoidismo, entre outras.
O tratamento tem como objetivo melhorar a produção de saliva e, consequentemente, a hidratação bucal. Isso pode ser feito com mudanças de hábitos, como evitar o cigarro e aumentar a ingestão de água. Nos casos mais graves, poderão ser utilizados saliva artificial ou medicamentos destinados a aumentar a salivação, sempre com prescrição médica, claro.
Conheça agora os sintomas mais comuns de pessoas que têm boca seca e veja se você apresenta esse problema:
Sensação de secura na boca
Com a redução na produção da saliva, há uma consequente perda de umidade, resultando na sensação de boca seca e pegajosa, especialmente ao acordar pela manhã. Pessoas que respiram pela boca durante o sono têm esse sintoma com frequência.
Dificuldade ou incômodo ao falar, mastigar ou engolir
A saliva mantém a hidratação da boca, mucosa e cordas vocais. Por isso, um dos sintomas da boca seca é o incômodo ou dificuldade para falar, devido ao ressecamento dessas estruturas.
A saliva também tem uma importante função de ajudar na quebra das moléculas da comida e de fazer o seu transporte para o esôfago. Por isso, sua ausência resulta na dificuldade de mastigação e deglutição dos alimentos.
Incidências frequentes de infecções na boca e garganta
Outro importante papel da saliva é a proteção da cavidade oral contra fungos, bactérias e outros micro-organismos que causam infecções. Pessoas que têm boca seca tendem a apresentar mais infecções de garganta e lesões na boca.
Lábios secos e rachados
A baixa hidratação resulta no ressecamento dos lábios, que podem ficar mais sensíveis e propensos a lesões e rachaduras. O uso de hidrantes e pomadas labiais ajuda bastante no alívio desses sintomas.
Aumento de cáries e mau hálito
Outro sintoma muito comum em pacientes com boca seca é o aumento na ocorrência de cáries e o mau hálito. Isso porque, sem a salivação correta, há um aumento da flora bacteriana bucal, o que faz com que mais ácidos sejam excretados por esses micro-organismos, agredindo o esmalte dos dentes e fazendo com que eles fiquem mais suscetíveis à cárie.
O que fazer em caso de boca seca?
Se você tiver algum desses sintomas, a primeira coisa é procurar um médico. Há exames específicos para o diagnóstico da real causa do problema — se é, de fato, um comprometimento na produção da saliva ou algum outro motivo que esteja interferindo na umidade da cavidade oral. Se o problema for confirmado, é essencial que você visite com ainda mais regularidade o dentista para avaliação da saúde bucal como um todo e para procedimentos de profilaxia, como aplicação de flúor para evitar cáries e outros problemas.
fonte: tepe

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar