Como fazer a higienização de implantes dentários
Para fazer a higienização de implantes dentários é preciso entender como eles funcionam. Os implantes são substitutos artificiais de um ou mais dentes que foram perdidos. A prótese funciona como um dente normal e sua raiz é implantada na arcada dentária da pessoa.
O implante é realizado com um material que não cria rejeição pela massa óssea ou gengival da boca, tornando-se um método extremamente seguro na substituição do dente perdido ou lesionado. Vamos entender melhor no post de hoje como fazer a higienização correta de um implante. Confira!
Os cuidados que devemos ter
Dentes e implantes dentários devem receber o mesmo cuidado em relação a saúde bucal. Apesar do posicionamento do material estéril e saudável para a gengiva e a massa óssea, o implante também é capaz de acumular resíduos alimentares e tártaro ao redor de sua coroa e seu fixador, assim como os dentes, devendo ser higienizado com o mesmo rigor de um dente comum.
Escovação
A escovação do implante deve ser realizada periodicamente com escova específica. Não há a necessidade de se utilizar cremes dentais especiais para escovar o implante.
Escova interdental
Muitos indivíduos que possuem implantes dentários têm medo ou dificuldade de cumprir esta etapa da higienização, que é muito importante para a saúde do implante.
A escova interdental deve ser usada com atenção e cuidado na coroa e na parte fixa do implante que se posiciona para fora da gengiva. A escovinha deve ser capaz de penetrar o sulco gengival, assim como na limpeza de um dente normal, e remover o excesso de tártaro ou resto de alimentos que podem ter ficado acumulados ali.
[youtube height=”315″ width=”560″]https://www.youtube.com/watch?v=4DrM8MWfH_Y&index=3&list=UUQSnj4c2f_uE7QTo0kiISzg4[/youtube]
[youtube height=”315″ width=”560″]https://www.youtube.com/watch?v=39uwwsEA6fc&list=UUQSnj4c2f_uE7QTo0kiISzg&index=4[/youtube]
Visitas frequentes ao dentista
Uma parte essencial do tratamento e higienização correta dos implantes dentários é a visita frequente ao odontologista, em especial aquele que tratou do posicionamento e colocação do implante.
É recomendado que esta consulta seja realizada semestralmente, pois nela o profissional vai realizar uma limpeza mais profunda na região, além de observar possíveis infecções ou inflamações decorrentes de alguma lesão ou mesmo por uma má higienização.
Complicações da higienização incompleta
A higienização incompleta de um implante pode servir para a entrada de várias doenças prejudiciais à saúde bucal, já que esta região acumula com uma certa facilidade resíduos e tártaros.
Infecções na gengiva ou, em casos mais graves, na região óssea do implante, podem aumentar os riscos de rejeição do material posicionado, prejudicando a fixação da coroa e do pino. A doença perimplantar é relacionada à infecção na região gengival, em que ocorre a inflamação de tecidos ao redor do implante, afetando sua estruturação e suporte. Ambos os quadros podem ser evitados com a higienização correta e eficaz dos dentes implantados.
Agora que já entendeu os cuidados que precisa ter com implantes, lembre-se sempre: uma boa escovação e o uso adequado do fio dental são os melhores caminhos para manter seus dentes limpos e saudáveis!
Fonte: http://tepe.com.br/como-fazer-a-higienizacao-de-implantes-dentarios/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+adorosorrir+%28Blog+Adoro+Sorrir%29