A importância da alimentação na terceira idade.
Todos nós já ouvimos a frase de que a saúde começa pela boca, e quando se trata de pacientes na terceira idade, ou na melhor idade (como prefiro dizer), essa verdade é ainda mais importante. Isso por que, geralmente com a idade chegam também às doenças sistêmicas, como o diabetes, a hipertensão, entre outras, e se o paciente tem dificuldades na mastigação, o controle das mesmas fica cada vez mais difícil.
A dificuldade em se alimentar bem ocorre principalmente em decorrência da falta de elementos dentais, próteses mal adaptadas, diminuição do fluxo salivar (xerostomia), perda do paladar e problemas gengivais. Nessas situações o consumo de frutas, verduras, hortaliças, carnes e grãos vai ficando cada vez mais raro, a menos que esses sejam muito bem cozidos para ficarem macios (o que faz com que os mesmos percam parte de suas propriedades nutritivas).
Em outro tipo de situação, quando o paciente não consegue mastigar bem, vai perdendo cada vez mais a vontade de comer, o que ocasiona um emagrecimento gradativo, seguido de desnutrição, anemia e até desidratação.
A expectativa de vida média dos brasileiros (isso quer dizer que se não levássemos em conta as mortes em crianças, jovens e adultos esse número seria bem maior) passou de 70 anos em 1999 para 73,5 anos em 2011 segundo o IBGE e esse número tende a crescer cada vez mais.
Assim, os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes que estão na melhor idade, além da parte técnica especializada, devem buscar analisar os aspectos biopsicossociais no seu atendimento, para direcionar uma atenção voltada às suas necessidades mais amplas.
Além do mais, um programa preventivo bucal eficiente é aquele individualizado para determinado paciente, onde não existem regras, pois a odontologia, assim como a medicina não é uma ciência exata, e quanto antes iniciarmos o acompanhamento odontológico, melhores serão os resultados a longo prazo e conseqüentemente, melhor será a qualidade de vida de todos nós. A Clínica Ana Niehues tem em sua equipe um profissional odontogeriatra especializado para atender estes pacientes.