Ortodontia
Uma boca com dentes saudáveis para mastigar e deglutir com eficiência precisa que os dentes estejam com correto alinhamento entre si , assim como um bom engrenamento entre as arcadas superiores e inferiores.
Uma boa adaptação das arcadas dentárias facilita a respiração , a forma de falar, previne em muitos casos problemas de articulação além de proporcionar uma agradável estética, auxiliando também na prevenção das principais doenças bucais : cáries e doenças periodontais.
A ortodontia avalia este posicionamento , este engrenamento e define a melhor forma de correção.
A primeira avaliação ortodôntica deve ser a partir do 5 anos, momento que muitas vezes coincide com o início da troca dos dentes, por um ortodontista.
Neste momento, pode ser iniciado se necessário, um tratamento preventivo ou interceptativo, com diversos tipos de aparelhos (removíveis ou fixos) dependendo do problema e idade da criança.
O tratamento corretivo é realizado nos dentes permanentes com aparelhos fixos e não existe idade limite para o seu uso. Aliás muitos pacientes na terceira idade têm muitas indicações para tratamentos ortodônticos para auxiliar nos planejamentos pré protéticos, implantes e tratamentos periodontais.